#1 Episódio de Abertura
César Tureta • 21 de setembro de 2020
Este episódio é uma introdução sobre como o programa funcionará. Além disso, serão abordados os três componentes da criatividade (1- habilidades no pensamento criativo; 2- habilidades no domínio da tarefa; 3- motivação). Falaremos também da pesquisa sobre o futuro do trabalho realizada pela empresa de consultoria McKinsey.
Produção e edição: NaTrilha Produções.
Referências:
AMABILE, T. M. (1988). A model of creativity and innovation in organizations. In B. S. Cummings (Ed.). Research in Organizational Behavior, (pp. 123–167). Greenwich: JAI Press.
BUGHIN, J. et al. (2018). Skill Shift: Automation and Future of the Workforce. McKinsey Global Institute. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/skill-shift-automation-and-the-future-of-the-workforce.

Este episódio fala sobre a importância da curiosidade para as pessoas que pretendem desenvolver o seu potencial criativo. Os principais inventores da história tiveram em comum a curiosidade sobre como as coisas funcionam. Ouça todo o episódio e descubra quais são os benefícios da curiosidade para a criatividade e como ser curioso pode te ajudar profissionalmente.

Você já se deparou com uma situação na empresa em que você tinha uma opinião diferente da equipe, mas acabou abraçando a ideia da maioria do grupo? Se sim, você não é o único. Acontece com quase todo mundo e é uma situação muito mais frequente do que a gente imagina. Isso é o que conhecemos como pensamento de grupo. Nesse episódio iremos falar sobre: 1- O impacto do pensamento de grupo no destino da empresa Polaroid; 2- A importância da diversidade de pensamento no ambiente organizacional; 3- Algumas estratégias que a Pixar utiliza para potencializar a criatividade de suas equipes. Se você ficou curioso sobre como funciona o pensamento de grupo e quais são as implicações dele para a criatividade e a capacidade de inovar de uma equipe, ouça o sétimo episódio da série Originais.